Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Disfunção cognitiva e Distúrbio psicológico associados a fibromialgia

Muitos pacientes da Síndrome da fibromialgia têm um distúrbio do sono associado que é denominado de anomalia alfa-EEG. Esta condição foi descoberta num laboratório do sono com a ajuda de uma máquina que registrou as ondas cerebrais dos pacientes enquanto dormiam.
Pesquisadores descobriram que os pacientes da Síndrome da fibromialgia poderiam adormecer sem muitos problemas, mas seu nível de sono profundo era constantemente interrompido por “explosões” de atividade cerebral como se estivessem acordados. Os pacientes pareciam passar a noite semiacordados.
A dificuldade de raciocínio é uma queixa proeminente de muitos pacientes com fibromialgia. Comumente, eles descrevem dificuldades com a memória de curto prazo, a concentração, a análise lógica e a motivação.
Aproximadamente 30% dos pacientes com fibromialgia apresentam depressão grave. A incidência de depressão e ansiedade, ao longo da vida, em pacientes com fibromialgia chega a 74% e 60%, respectivamente.
A terapia cognitiva comportamental é particularmente adequada para o paciente aprender a lidar de forma mais efetiva com seus problemas psicossociais/econômicos e de saúde. O acompanhamento com o psiquiatra pode ser de grande valia.